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12 janeiro 2009

Média com a mídia: Bolcheviquepropagandaminister de Lula prevê gastar 35% a mais em comunicação este ano

Por Jorge Serrão

FONTE: Alerta Total

Novidade seria o contrário. O Bolcheviquepropagandaminister de Lula prevê gastar 35% a mais em publicidade e propaganda, na comparação com o “investimento” do ano passado. O Orçamento para 2009, aprovado pelo Congresso, prevê verbas de R$ 547,4 milhões com comunicação social, que incluem a propaganda institucional e de utilidade pública da Presidência da República e de todos os ministérios.

Ano passado, o governo tinha uma dotação de R$ 406 milhões e contratou R$ 240,6 milhões. Em 2009, a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência terá disponíveis R$ 155 milhões - mais 26,5% que em 2008. Desse total, R$ 139 milhões são destinados à publicidade institucional. O fato de 2009 ser véspera de ano de eleição presidencial é mera coincidência

A "Gestão de Política de Comunicação de Governo", comandada pelo jornalista Franklin Martins, contará com R$ 184 milhões em 2009. Serão R$ 16 milhões para utilidade pública e R$ 123,2 milhões para propaganda institucional. Serão R$ 16 milhões para utilidade pública e R$ 123,2 milhões para propaganda institucional.

A chamada publicidade institucional engloba as campanhas realizadas pelo governo sobre seus principais programas, como Bolsa Família, Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e ainda sobre a questão dos alimentos e sua valorização no mercado internacional. A mídia fica mais bem amestrada quando recebe uma fatia mais gorda de publicidade e propaganda.

Um outro foco da estratégia de comunicação do governo é melhorar a imagem do Brasil no exterior. O objetivo seria atrair novos investimentos, divulgando o Brasil junto a potenciais investidores. O governo alega que existe uma total falta de comunicação entre os órgãos encarregados da promoção comercial e os responsáveis pela imagem do País no mundo.

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