Featured Video

04 junho 2007

A MELHOR BANDA DE TODOS OS TEMPOS: U2
Escolhida pelos internautas do Ação Reação

FONTE: Wikipédia

Biografia

Formaram o grupo ainda na escola, em Dublin, com a designação de Feedback. Ainda mudaram para The Hype, antes de se fixarem definitivamente em U2, em 1978.

Na Irlanda os seus concertos cedo conquistaram grande número de seguidores, para o que contribuiu o LP U2:3, que incluiu o tema "Out Of Control".

Em 1980, editaram o primeiro single no Reino Unido, "11 O'clock Tick Tock", pela editora Island Records.

Os três primeiros álbuns confirmaram-nos como um grupo social e politicamente motivado: Boy (1980), que incluiu o single "I Will Follow"; October (1981), com o êxito "Gloria"; e War (1983), número um nas tabelas de vendas britânicas, incluindo "New Year's Day", "Two Hearts Beat As One" e o mítico "Sunday Bloody Sunday".

Em Agosto de 1982, ainda relativamente desconhecidos no nosso país, actuaram no Festival de Vilar de Mouros.

Em finais de 1983, surgiu Under A Blood Red Sky, registro do concerto no Red Rocks Amphitheater, no Colorado (EUA), que documentou toda a força do grupo em palco, personificada na presença e voz de Bono.

O álbum The Unforgettable Fire (1984) marcou o início da colaboração de Brian Eno e Daniel Lanois, que é visível na evolução da sonoridade do grupo. Incluiu temas como "Bad", "The Unforgettable Fire" e aquele que, a par de "Sunday Bloody Sunday", foi considerado um dos hinos dos U2: "Pride (In The Name Of Love)" - canção que evoca a figura de Martin Luther King.

Os dois álbuns que encerraram a década de 80 foram decisivos para o crescimento do grupo a nível mundial: The Joshua Tree (1987) - número um em 22 países -, que incluiu os êxitos "I Still Haven't Found What I'm Looking For", "With Or Without You" e "Where The Streets Have No Name"; e Rattle And Hum (1988), um álbum duplo de temas ao vivo, sessões de estúdio e temas inéditos, como "Desire", "Angel Of Harlem" e "All I Want Is You". Em "When Love Comes To Town" contaram com a participação de B. B. King. O vídeo "U2: Ratlle And Hum" pôde ser visto em salas de cinema de todo o mundo.

Os anos 90 marcaram a transformação do grupo, tanto a nível de sonoridade, como estético, através de Achtung Baby (1991). Fenômeno de vendas em todo o mundo, incluiu temas como "The Fly", "One", "Mysterious Ways", "Even Better Than The Real Thing", "Who's Gonna Ride Your Wild Horses" e "Until The End Of The World", que fez parte da banda sonora do filme de Wim Wenders com o mesmo nome.

A ambiciosa turnê Zoo TV foi inovadora ao nível do aparato cênico e recursos multimídia utilizados - uma gravação de Lou Reed projetada em ecrã gigante, permitiu o dueto com Bono em "Satellite Of Love". Portugal recebeu-os em Maio de 1993 no Estádio de José de Alvalade, em Lisboa. Durante a turnê, acabaram as gravações de Zooropa (1993), um álbum sem o sucesso do seu antecessor, mas que produziu êxitos como "Numb", "Lemon" e "Stay (Faraway, So Close!)". A turnê Zooropa mostrou Bono com uma roupa dourada, face branca e chifres de diabo, encarnando a personagem "Mister McPhisto, The Last Rock Star".

Em 1995 gravaram "Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me" para a banda sonora de Batman Forever.

Precedido do single "Discothèque", cujo vídeo mostrou o grupo vestido à "Village People", surgiu, em 1997, o seu nono álbum: POP. Este trabalho incluiu os êxitos "Staring At The Sun", "If God Will Send His Angels" e "Please". A turnê PopMart, uma gigantesca produção que se estendeu por todo o mundo, contemplou Portugal num concerto realizado no Estádio de José de Alvalade 11 de Setembro de 1997.

Em 1998 surgiu The Best Of 1980-1990, a primeira compilação de singles e lados B do grupo contemplando a primeira década de sucessos. Desta coletânea destacou-se o tema "Sweetest Thing". Em Outubro de 2000 foi lançado em Portugual o álbum All That You Can't Leave Behind, considerado uma das obras primas do grupo, com sucessos como "Beautiful Day", "Elevation", "Stuck In A Moment You Can't Get Out Of" e "Walk On".

O envolvimento em causas mundiais constituiu sempre pedra de toque na postura do grupo. Em 1985, tocaram no concerto de Londres Live Aid, destinado à angariação de fundos para a população desfavorecida da Etiópia. Em 1986 lideraram a turnê americana, Conspiracy Of Hope, da Amnestia Internacional. Participaram ainda no tema anti-apartheid "Sun City" de Little Steven. Em 1992 deram um concerto a favor da organização ecológica Greenpeace e juntaram-se-lhe no protesto contra uma central nuclear.

A história dos U2 passou também por colaborações com outros nomes da música mundial. O projeto Passengers, banda sonora para filmes imaginários, juntou-os a Luciano Pavarotti no tema "Miss Sarajevo", uma homenagem ao povo da Bósnia. Bono cantou com Frank Sinatra numa versão de "I've Got You Under My Skin" (1993). Bob Dylan, Keith Richards, Johnny Cash e Roy Orbison, entre outros, também gravaram com o grupo.

Participaram no tributo a Cole Porter, Red Hot + Blue com uma versão do tema "Night And Day". Larry e Adam deram nova roupagem ao tema Mission: Impossible (1996) para servir a versão cinematográfica da série. Bono e The Edge compuseram "Golden Eye" para Tina Turner, tema principal da banda sonora de mais uma aventura de James Bond.

O grupo nunca deixou a cidade que o viu nascer e manteve sempre a mesma formação ao longo de uma carreira de mais de vinte anos.

Elevation


Virtual Concert in Second Life

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More