Featured Video

12 maio 2007

Líder do PT pede punição a Clodovil

FONTE: Globo.com

O líder do PT na Câmara, deputado Luiz Sérgio (RJ), protocolou nesta sexta-feira (11) na presidência da Casa uma representação contra o deputado Clodovil Hernandes (PTC-SP) por quebra de decoro parlamentar.

No documento, Luiz Sérgio citou os comentários "jocosos e estereotipados à respeito das mulheres" e a "odiosa fala" à deputada Cida Diogo (PT-RJ), que interrompeu a sessão no plenário, na última quarta-feira (9), aos prantos por ter sido ofendida pelo colega Clodovil.

Cida Diogo protocolou na quinta-feira (10) uma representação por Clodovil ter dito recentemente que "as mulheres ficaram ordinárias, vulgares, cheias de silicone" e que hoje em dia "trabalham deitadas e descansam em pé".

O líder petista quer que a presidência da Câmara determine à corregedoria a abertura de sindicância e a punição do deputado com medidas disciplinares. Para o deputado, Clodovil tem sido “extremamente preconceituoso, sexista e homofóbico” no exercício do mandato parlamentar.

“O deputado Clodovil desrespeitou de forma veemente a Constituição Federal, o Código de Ética e o Regimento da Câmara, incorrendo, sem prejuízo da responsabilização pela prática de crime, em quebra de decoro”, afirmou Luiz Sérgio, acrescentando:

“No caso do parlamentar, eleito pelo povo para representá-lo, tal comportamento é muito mais do que um dever. A violação da lei pelo deputado atinge a própria essência do Poder que o mesmo representa”.

Cabe aos integrantes da Mesa Diretora da Câmara a decisão de enviar as representações à corregedoria ou arquivá-las.

Desculpas

Nesta quinta, Clodovil recusou pedir desculpas à deputada, que o acusou de tê-la ofendido no plenário da Câmara na quarta. Cida Diogo disse ter sido chamada de feia e "p..." pelo deputado. Clodovil confirmou ter qualificado Cida Diogo como "feia", mas negou o uso do palavrão.

O G1 falou com a assessoria do deputado Clodovil Hernandes e aguarda uma resposta sobre a acusação do líder do PT.

*****************************
Tenho a seguinte opinião: Se o Clodovil usou o palavrão para se dirigir a uma colega de trabalho, primeiro ele deveria se retratar e segundo a Câmara poderia puni-lo mas sem a perda de mandato, pois não seria pra tanto. Inclusive se os deputados tiverem a coragem de chegarem neste ponto, eu vou querer saber porque os mensaleiros e os sanguessugas não foram pesados na mesma balança.

Com relação ao Clodovil, é uma pessoa que acho ser sincera, mas tem o pecado de falar demais. Sinceramente eu não teria votado nele, mas creio que se ele redirecionar o seu potencial para as questões que envolvam o povo, sem dúvida, contribuirá e muito. Basta saber se ele conseguirá segurar seus instintos e deixar as polêmicas com assuntos supérfluos de lado.

Riva Moutinho

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More