Featured Video

03 maio 2007

Família cria senha para evitar golpe do seqüestro

FONTE: Globo.com

O crescimento dos casos de golpe do falso seqüestro por telefone leva os cidadãos a pensarem em soluções criativas para enfrentar os criminosos. Só em Minas Gerais, esse tipo de crime aumentou 125% em dois anos. Para não cair no golpe, há famílias criando senhas para saber quando o criminoso está blefando.

A família de Ronaldo Raghiante Júnior tomou essa decisão. “Pergunto a senha. Se eles não responderem eu desligo e entro em contato com as autoridades”, afirma Raghiante. Para a polícia, esse tipo de iniciativa ajuda a dificultar o crime. As orientações, dizem os especialistas, devem ser repassadas principalmente para os idosos, que são as vítimas preferidas dos bandidos.

Segundo a PM de Minas, o número de golpes por telefone subiu 125% no estado em dois anos. Em 2005 eram registradas 80 queixas por mês. No ano passado, foram 130 por mês e, neste ano, chegam a 180 por mês.

Gravações telefônicas feitas pela Polícia Federal no Distrito Federal revelaram que 74% das ligações de falso seqüestro são feitas no Rio de Janeiro, quase todas de dentro de presídios. As escutas mostraram ainda que 15% dos telefonemas são feitos no Ceará, 6% em São Paulo e 5% nos estados da Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

PARTICIPE DA ENQUETE

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More