Featured Video

20 abril 2007

Mentor de invasão no Rio foi solto logo após a ação

FONTE: Folha online

Apontado como o mentor da invasão ao morro da Mineira, no centro do Rio, Thiago de Melo Castro, 23, foi liberado pela polícia logo após ser detido na terça-feira, no cemitério do Catumbi. O policial que registrou a ocorrência foi preso administrativamente pela PM. A invasão ao morro provocou intenso tiroteio entre traficantes e policiais militares --13 supostos criminosos foram mortos e três pessoas foram atingidas por balas perdidas.

Segundo boletim de ocorrência, Thiago de Melo Castro teria sido solto, pois fora encontrado sem armas ou algo que o incriminasse. As polícias Militar e Civil informaram que o caso está sendo investigado.

Preso com outros cinco rapazes em uma caçamba de caminhão no cemitério do Catumbi, o suposto chefe da invasão, conhecido como Thiaguinho ou TH, foi levado à 6ª DP (Cidade Nova) e encaminhado à DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente), já que havia dois menores de idade no grupo escondido no caminhão.

O boletim de ocorrência registrado na delegacia, no entanto, afirma que Thiaguinho, diferentemente dos outros quatro, estaria "nas cercanias do cemitério" e foi conduzido à delegacia como suspeito. O registro foi feito com base no relato dos PMs que levaram os supostos criminosos à DPCA.

Segundo agentes da DPCA, Thiaguinho não tem passagens pela polícia, mas é conhecido como um "garoto problemático" na região central do Rio. A Corregedoria da PM determinou a prisão administrativa do tenente que acompanhou o grupo à delegacia e apreendeu os radiocomunicadores usados na operação. O nome do policial não foi informado.

Do grupo encaminhado à DPCA, dois menores de idade foram apreendidos; Rafael Carlos Duarte, 19, e Luciano Leite, 30, foram autuados e presos por "corrupção de menor". Também estão presos Rodrigo Alves Ferreira, Rafael Carlos da Cruz e Luciano Leite.

Com mais cerca de 30 traficantes, o grupo teria tentado invadir o morro da Mineira. Com as bocas-de-fumo na área inferior dominada pela ADA (Amigo dos Amigos), a favela foi alvo de ataque de integrantes do Comando Vermelho, que domina o alto do morro.

PARTICIPE DA ENQUETE

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More