Featured Video

12 abril 2007

Beatles e EMI põem fim a briga por direitos autorais

FONTE: BBC Brasil

Os Beatles entraram em acordo com a gravadora EMI, pondo fim a uma briga judicial por cerca de US$ 60 milhões em direitos autorais não pagos.

Paul McCartney, Ringo Starr e as viúvas de John Lennon e George Harrison entraram com a ação em 2005.

"Posso confirmar que chegamos a um acordo aceitável para ambas as partes e não vamos dizer mais nada sobre o assunto", disse uma porta-voz da gravadora.

O acordo pode agora abrir caminho para que sucessos do grupo fiquem disponíveis para ser baixados na internet.

Foram 18 meses de uma batalha jurídica precedida por dois anos de negociações.

No início do processo, Neil Aspinall, diretor da empresa dos Beatles Apple Corps, disse que a EMI estava "ignorando suas obrigações e o dever de prestar contas de forma justa e transparente".

Aspinall, colega de escola de Paul McCartney e responsável pelos negócios dos Beatles, acaba de deixar a companhia após mais de 40 anos.

Aos 64 anos, ele cuidou de lançamentos como o da série Anthology e é visto como o cérebro por trás de várias manobras financeiras astutas.

Ele também esteve por trás de várias batalhas jurídicas travadas em nome da banda, incluindo a disputa, resolvida recentemente, com a empresa Apple Computers pelo uso do nome e do logotipo Apple.

Na semana passada, a EMI disse que ainda estava em negociações com a Apple Corps para a disponibilização das músicas dos Beatles online.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More